AOCEANO homologa candidatura de chapa única à Diretoria Nacional para o Biênio 2009/2011
A Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO) homologou a candidatura de chapa única concorrente à Diretoria Nacional e as de oito candidatos às cinco vagas para os cargos de Conselho Diretor, na categoria sócio efetivo, para o biênio 2009/2011. A apresentação de candidaturas encerrou no dia 18 de maio e não há candidatos para a vaga de estudante no Conselho Diretor.
O processo das Eleições Gerais da AOCEANO foi instituído pela Comissão Especial Eleitoral e é aberto a todos os associados aptos a votarem e serem votados. Tanto os candidatos a cargos eletivos quanto os eleitores, conforme o Estatuto da AOCEANO, devem estar em dia com a Tesouraria Geral da entidade.
No dia 22 de maio, foi enviado pelos Correios o “kit de eleições” para os associados aptos a votarem, com os nomes da chapa concorrente à Diretoria Nacional e dos inscritos ao Conselho Diretor. O kit também contém instruções do processo eleitoral e os envelopes para a realização da votação, conforme Art. 43 do Regimento Interno. O voto deve ser devidamente remetido pelos Correios à sede da AOCEANO, sendo aceito aqueles que chegaram até as 18 horas do dia 1º de julho. Aqueles que querem prestigiar pessoalmente o processo eleitoral, poderão depositar o seu voto na urna a ser disponibilizada na sede da AOCEANO, na rua 1500, 710, sala 02, em Balneário Camboriú, das 09:00 às 18:00 horas.
O prazo máximo para o recebimento do voto enviado pelo associado será dia 1º de julho, portanto, assim que receberes o kit de votação, exerça o seu direito de associado e remeta o seu voto, conforme as instruções. A Ata da Eleição será publicada no dia 2 de julho, quando será encerrado o processo eleitoral. A posse da nova Diretoria Nacional da AOCEANO, assim como dos Conselheiros Diretores está marcada para o dia 07 de agosto, na sede da AOCEANO, em Balneário Camboriú (SC). Confira os candidatos à Diretoria Nacional e Conselho Diretor da AOCEANO.
Chapa única candidata à Diretoria Nacional
Presidente: Roberto Warlich
Vice-presidente: Luiz Carlos Krug
Secretário Geral: Fernando Luiz Diehl
Secretário Adjunto: Carlos Leandro da Silva Jr.
Tesoureiro Geral: João Thadeu de Menezes
Tesoureiro Adjunto: Edir José Tedesco
Candidatos ao Conselho Diretor
Maurício de Carvalho Torronteguy (ES)
Osvaldo Medina da Rocha (ES)
Marco Aurélio Bailon (SC)
Emílio Marcelo Dolichney (SC)
Maria Inês Feiras dos Santos (SC)
Alexandre Brandelli (RS)
José Henrique Muelbert (RS)
Maria Inês Freitas dos Santos (SC).

Inserção da profissão de oceanógrafo na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) gera os primeiros resultados
“Gostaria de compartilhar com vocês a minha felicidade esta semana, quando fui renovar meu passaporte e, ao preencher os dados na web no site da Polícia Federal, encontrei a profissão de Oceanógrafo”. Foi com estas palavras que o oceanógrafo João Thadeu de Menezes, de Santa Catarina, comunicou a alguns colegas de profissão o primeiro resultado prático da inserção da atividade na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
A finalidade CBO é manter revisado e atualizado as características das ocupações do mercado de trabalho conforme as mudanças que ocorrem no cenário cultural, econômico e social do País. João Thadeu pôde verificar, nesta situação, a importância da recente regulamentação da profissão e também da inserção da ocupação de oceanógrafo na família, juntamente com os Geólogos e Geofísicos no CBO. “Este fato foi ainda mais gratificante ao poder constatar a necessidade de não precisar me cadastrar no item outras profissões”, explicou o oceanógrafo.

Censo vai mapear atividade aquícola no Brasil
Um convênio para a realização do Censo Aquícola no Brasil acaba de ser firmado pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP), o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O acordo faz parte do Projeto de Cooperação Técnica Internacional entre as três instituições.
O objetivo do censo é mapear a atividade aquícola no País e conhecer o cenário real, sem defasagem, para sustentar e orientar as políticas públicas nacionais voltadas ao setor. Com essas informações, as políticas públicas poderão ser desenvolvidas de forma mais precisa e com foco nas reais necessidades dos produtores.
O Diagnóstico Aquícola será desenvolvido até dezembro de 2010. Entre as ações do diagnóstico está o censo aquícola, o trabalho comunitário de camarão, o cultivo de algas e cogestão dos recursos costeiros. O investimento total será de US$ 5 milhões.

Empresa Júnior Ecoservice completa 10 anos de atividades
A Ecoservice (Empresa Junior de Consultoria Ambiental e Oceanografia) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) acaba de completar 10 anos de atividades como a primeira empresa do gênero voltada ao meio ambiente costeiro e marinho no Brasil. Fundada em maio de 1999 por estudantes do curso de graduação em Oceanologia da FURG, a Ecoservice vem sendo administrada pelos próprios acadêmicos desde então.
A empresa conta com a infraestrutura física e tecnológica existente em modernos laboratórios da FURG e com o apoio de profissionais qualificados. Seu principal objetivo é proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, preparando-os para o mercado de trabalho e desenvolvendo suas capacidades profissionais, técnicas e empreendedoras.

Envio de resumos ao Colacmar Cuba 2009 segue até 31 de julho
Segue até o dia 31 de julho de 2009 o prazo limite para envio de resumos de artigos científicos ao XIII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar (Colacmar’2009), que será realizado em Havana, capital de Cuba, entre 26 e 30 de outubro. Paralelamente ao evento, ocorrerá o VIII Congresso de Ciências del Mar (MarCuba). O Colacmar’2009 é realizado pela Associação Latinoamericana de Investigadores em Ciências do Mar (ALICMAR) e Comitê Oceanográfico Nacional de Cuba, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO). Informações completas sobre o evento, além de prazos para entregas de trabalhos podem ser acessadas através do site www.colacmarcuba2009.com.

UFES abre inscrições para professor em Ecologia de Ecossistemas
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) está com vaga aberta para o cargo de professor em Ecologia de Ecossistemas. Para concorrer à vaga, o candidato precisa ser graduado em Ciências Biológicas, Ecologia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Oceanografia ou Agronomia. As inscrições seguem até 4 de junho. Outras informações pelo site www.ceunes.ufes.br.

UFPA abre inscrições para professores adjuntos
O Departamento de Engenharia e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (UFPA) está com inscrições abertas para concurso público de professor adjunto com dedicação exclusiva para o curso de Bacharelado em Ecologia, no campos Litoral Norte, no município de Rio Tinto, a 70 quilômetros de João Pessoa. As inscrições seguem até 29 de maio. Outras informações e o edital completo podem ser acessados pelo site www.ccae.ufpb.br.

Concurso da UFBA abre inscrições para professor em Geologia Marinha
Concurso público da Universidade Federal da Bahia (UFBA) segue com inscrições abertas até o dia 2 de julho para professor adjunto em Geologia Marinha. Informações completas sobre o concurso podem ser acessadas pelo site www.concursos.ufba.br, selecionando a opção “Inscrição”.

Universidade portuguesa promove 1º Congresso Lusófono de Ambiente e Energia
A Agência Cascais Energia, a Câmara Municipal de Cascais e o Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, promove entre os dias 20 e 22 de setembro de 2009 o 1º Congresso Lusófono de Ambiente e Energia. O evento pretende constituir um fórum de encontro e discussão em torno de temas relacionados com as questões do ambiente e energia que interessam aos países lusófonos. A proposta é incentivar o confronto de idéias e de experiências como forma de promover a cooperação entre investigadores, técnicos profissionais e estudantes dos diferentes países. Outras informações sobre o congresso podem ser acessadas pelo site http://lusambe.dcea.fct.unl.pt.

UFC abre inscrições para professor do Labomar
A Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas até o dia 9 de junho do concurso público para o preenchimento de três vagas de professor adjunto do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Informações completas sobre o edital podem ser acessadas pelo site: www.ufc.br As vagas são nas áreas de Microbiologia Marinha, Ecologia Aplicada e Dinâmica Ambiental.
|