Canditaturas à realização do COngresso Brasileiro de Oceanografia - CBO

Prezados Colegas,

O Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO), cuja sexta edição acontece entre os dias 25 e 29 de outubro do ano corrente, na cidade de Itajaí, SC, é considerado uma marca de excelência no sentido de congregar os profissionais, estudantes e empresas da área das Ciências do Mar com o objetivo de debater e trocar informações técnico-científicas acerca do estado da arte da Oceanografia no Brasil e no mundo.

O sucesso de hoje é fruto de uma sequência de atividades integrativas entre a comunidade acadêmica e de profissionais, iniciadas em 1981, quando ocorreu o 1º Encontro Brasileiro de Oceanólogos, na cidade de Rio Grande (RS), nas dependências da FURG, culminando com a realização do CBO’2004, em Itajaí (SC), do CBO’2005, em Vitória (ES), do CBO’2008, em Fortaleza (CE), do CBO’2010 em Rio Grande (RS) e do CBO’2012 no Rio de Janeiro (RJ), com a presença, em todas as edições do Congresso, de aproximadamente dois mil congressistas.

Buscando manter o profissionalismo e a qualidade deste que já é o mais importante evento nacional em Ciências do Mar, a Associação Brasileira de Oceanografia - AOCEANO, através de seu Conselho Administrativo vem, através deste, apresentar as regras para a submissão de propostas de candidaturas para realização do CBO’2016.

Recomenda-se que a Instituição Proponente acesse o Regulamento para Apresentação de Candidaturas ao CBO – Congresso Brasileiro de Oceanografia, disponível para consulta no site da AOCEANO (www.aoceano.org.br), ou solicite à secretaria da AOCEANO através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou telefones (47) 3367-2202 e (47) 9686-9867 e por encomenda SEDEX dos Correios para o endereço da AOCEANO, documento que baliza a apresentação das propostas, assim como apresenta as regras e normas de realização do CBO’2016.

Somente serão aceitas as propostas recebidas pela AOCEANO até o dia 15 de outubro de 2014 através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Ressalta-se que somente serão submetidas à plenária da Assembleia Geral, a ser realizada no dia 28/10/2014, terça-feira, no Centreventos, na cidade de Itajaí, Estado de Santa Catarina, Brasil, as propostas previamente apresentadas na data especificada acima, avaliadas e aprovadas pelo Conselho Administrativo e pelo Conselho Deliberativo da AOCEANO.

Atenciosamente,

João Thadeu de Menezes
Presidente da Associação Brasileira de Oceanografia


Arquivos
Ofício original (arquivo pdf)
Regulamento de apresentação  de canditaturas à realização do Congresso Brasileiro de Oceanografia - CBO (arquivo pdf)

 

 

Portal IOUSP

O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) lançou no final do mês de julho o Portal IOUSP. Com a reformulação, o site tornou-se mais dinâmico e de fácil navegação, permitindo aos usuários encontrar informações e notícias de maneira rápida e intuitiva.

O Portal IOUSP conta com novas seções e funcionalidades trazendo informações sobre a história da instituição, infraestrutura, departamentos, colegiados, docentes, servidores, cursos, eventos, entre outras. Disponibiliza, também, conteúdos diversos sobre a Oceanografia na forma de artigos, séries de texto, galerias e publicações para download.

Um dos destaques é a seção "Graduação", onde o usuário pode encontrar informações sobre o ensino em Oceanografia, competências e áreas de atuação do profissional Oceanógrafo, o curso Bacharelado em Oceanografia do IOUSP, além de informações sobre a infraestrutura e diferenciais oferecidos pela USP.

Acesse: http://www.io.usp.br

Dia do Oceanógrafo

cartao dia oceanografo 2014

Tomam Posse Novos Conselheiros da Pesca e da Aquicultura

Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, tomarão posse em Brasília os 54 novos dirigentes do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), que irão representar, de forma paritária, a sociedade civil e o governo federal na entidade.

Com a presença do ministro Eduardo Lopes, da Pesca e Aquicultura, a solenidade de posse será realizada, a partir das 14h30, no auditório do Anexo do Palácio do Planalto.
Esta é a quinta renovação do conselho. A nova gestão terá assento na entidade por 24 meses, no biênio 2014-2016. O CONAPE, que representa as bases do setor pesqueiro nacional, presta consultoria e encaminha reivindicações ao Ministério da Pesca e Aquicultura. As eleições dos representantes da sociedade civil foram realizadas no último mês de maio. Ao todo, o Conape conta com 54 conselheiros, dos quais 27 representam a sociedade civil.

No dia seguinte (18) os representantes farão a primeira reunião ordinária do Conape. “Na oportunidade vamos estabelecer um plano de trabalho e as prioridades para a atuação do conselho”, disse José Maria Pugas, presidente da comissão eleitoral e representante da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA).

A entidade contribui com sugestões e mesmo reivindicações que possam fomentar o desenvolvimento as cadeias produtivas da pesca e aquicultura.
“De fato, a participação dos conselheiros do CONAPE é relevante para o planejamento e o ordenamento da atividade pesqueira, que gera alimentos saudáveis à população e proporciona milhares de empregos em todo o País”, lembra Roseli Zerbinato, secretária executiva do órgão consultivo.

Confira as entidades eleitas para o Conape:

MOVIMENTOS SOCIAIS E DOS TRABALHADORES DA PESCA E AQUICULTURA:

  • Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), cinco conselheiros;
  • Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil (FAEP/BR), quatro conselheiros;
  • Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários Afins (FNTTAA), três conselheiros;
  • Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF), dois conselheiros;
  • Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), um conselheiro.


ÁREA EMPRESARIAL DA PESCA E AQUICULTURA:

  • Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (CONEPE), quatro conselheiros;
  • Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), dois conselheiros;
  • Confederação Nacional da Indústria (CNI), um conselheiro;
  • Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), um conselheiro;
  • Associação Brasileira da Indústria de Processamento de Tilápia (AB-Tilápia), um conselheiro;
  • Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), um conselheiro.


ÁREA DE ACADEMIA E PESQUISA:

  • Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO), um conselheiro;
  • Associação Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (AQUABIO), um conselheiro.

Ata de Apuração do Processo Eleitoral

Prezado Associado

Encaminhamos, para seu conhecimento a Ata de Apuração do Processo Eleitoral para os Conselhos Deliberativo e Administrativo e, para Diretorias das Seções Regionais da AOCEANO para o Biênio 2014-2016.

Agradecemos a todos os associados que participaram deste processo eleitoral, aos membros da Comissão Eleitoral pela dedicação.

Desejamos sucesso aos colegas que passam a assumir, a partir deste início de junho de 2014, os cargos nos órgãos sociais da AOCEANO.

Atenciosamente,

Diretoria da AOCEANO
Gestão 2012/2014.