SOCIEDADE BRASILEIRA DE GEOLOGIA ABRE ESPAÇO PARA OCEANÓGRAFOS PUBLICAREM ARTIGOS CIENTÍFICOS

 

Profissionais que atuam em áreas ligadas à Geologia Sedimentar poderão submeter artigos ao recém-criado periódico trimestral “Journal of Sedimentary Environments”.

 

A Sociedade Brasileira de Geologia, que desde 1971 publica o "Brazilian Journal of Geology " (foto acima), anuncia a criação do “Journal of Sedimentary Environments” (JSE), um periódico de acesso aberto que permite publicação online de artigos de impacto nas áreas de Sedimentologia, Estratigrafia, Paleontologia, Arqueologia, Biologia (associada ao ambiente sedimentar), Espeleologia, Biogeografia, Oceanografia, Ciências Ambientais, Geoquímica, Recursos Energéticos e áreas afins.

 

O JSE foi idealizado pelo corpo docente do Departamento de Estratigrafia e Paleontologia da Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com o objetivo de preencher uma lacuna na pesquisa geocientífica brasileira: a ausência de um periódico voltado para a área de Geologia Sedimentar. Haja vista a representatividade e a autoridade da comunidade brasileira nesse campo de pesquisa, é de fundamental importância a criação de um canal para comunicação e integração entre geocientistas brasileiros e estrangeiros.

 

O JSE é um periódico de publicação trimestral (quatro números por ano) em língua inglesa e rigorosamente peer-reviewed. Seu conselho editorial é composto por pesquisadores das mais diferentes áreas da Geologia Sedimentar brasileiros e estrangeiros, os quais também editoram importantes periódicos voltados para as Geociências em todo o mundo.

 

Um diferencial do JSE é a possibilidade de trabalhos de impacto (aprovados pelo jornal) escritos em língua portuguesa ou espanhola poderem ser vertidos para a língua inglesa pela equipe editorial do JSE, a qual conta com suporte técnico de um native English speaker para tal atividade. Certamente, este mecanismo terá impacto positivo na internacionalização do conhecimento produzido pela comunidade brasileira de Geociências. Além disso, os artigos publicados poderão ser reconhecidos em qualquer parte do mundo com código de referência único (doi), almejando uma rápida indexação e avaliação.

 

A Sociedade Brasileira de Geologia conta com a participação e apoio dos oceanógrafos na consolidação do JSE, por meio de contribuições de suas diferentes áreas, em especial a Sedimentologia, Estratigrafia, Paleontologia, Geoquímica, Recursos energéticos, entre outros.

 

As submissões de artigos são realizadas online, com inscrição na plataforma do jornal, disponível em aqui.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

AOCEANO APOIA A REALIZAÇÃO DO XVIII CONGRESSO DA ABEQUA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO, EM 2021

May 19, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black