SOBRE A IMPORTÂNCIA DA OCEANOGRAFIA: FALTA DE DADOS CONTRIBUIU PARA QUEDA DE CICLOVIA NO RJ

27 Jun 2016

 

Uma série de irregularidades e descumprimentos de normas de segurança e de licitação levou ao desabamento de um trecho da Ciclovia Tim Maia, próximo ao Leblon, na zona Sul da capital fluminense, no dia 21 de abril de 2016. O acidente, que aconteceu durante uma ressaca no mar, causou a morte de duas pessoas.

 

A constatação é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), que divulgou no fim de maio um laudo pericial com os resultados do estudo sobre a queda da ciclovia. Uma das principais conclusões é que houve falha na elaboração do projeto, já que faltaram estudos preliminares oceanográficos dos efeitos das ondas sobre a estrutura da ciclovia.

 

Segundo o documento, a Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio) não tinha experiência para licitar e fiscalizar uma obra da complexidade como a exigida pela ciclovia, falhando na fiscalização do empreendimento. O grupo de trabalho para investigação das causas do acidente destaca alguns pontos que contribuíram para o desabamento, como a falta de estudos oceanográficos nos projetos básico e executivo. A única referência na memória de cálculo das empresas subcontratadas pelo consórcio responsável pela obra foi considerar, em todos os vãos, o efeito das ondas sobre os pilares a uma altura de até 2,5 metros.

 

Na avaliação dos engenheiros do CREA-RJ, o consórcio vencedor “deixou de contratar e não realizou o projeto executivo de obras de arte especiais, prevendo estudos oceanográficos e não foi verificada nenhuma sanção contratual pelo contratante”.

 

Leia a reportagem completa no site da EBC Agência Brasil.

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

UMA ANÁLISE SOBRE AS MANCHAS DE ÓLEO NAS PRAIAS DO BRASIL, POR RONALD BUSS DE SOUZA, OCEANÓGRAFO, PESQUISADOR TITULAR DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUIS...

November 28, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black