YARA SCHAEFFER NOVELLI: JUSTA HOMENAGEM DA FAPESP A UMA OCEANÓGRAFA DE CORAÇÃO

27 Jun 2016

 

A paixão de Yara Schaeffer Novelli pelos manguezais está longe de ser romantismo diante de uma paisagem bucólica ou de animais peculiares. Sua visão abrange a paisagem, a flora, a fauna, o mar, a terra, as pessoas, a economia, a legislação. Para ela, o ecossistema na fronteira entre o continente e o oceano, que funciona como berçário para uma infinidade de organismos marinhos, só pode ser enxergado e trabalhado com uma visão múltipla. Foi isso que ensinou aos estudantes no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), onde montou o laboratório batizado como Bioecologia de Manguezais (Bioma), que geriu até a aposentadoria em 1998.

 

Esta mesma dedicação, Yara Schaeffer-Novelli, que é bacharel e licenciada em Historia Natural pela Universidade do Brasil (atual UFRJ), Mestre em Oceanografia Biológica e Doutora em Ciências: Zoologia, ambas titulações pela Universidade de São Paulo (USP), Livre-Docente em Oceanografia Biológica pela USP, e aposentada desde 1998, emprega em parcerias com a AOCEANO na realização de grandes eventos técnico-científicos pelo país.

 

“A Yara não é oceanógrafa de formação, mas certamente é de coração. Nos ajudou muito na construção de alguns grupos de pesquisa e cursos de Oceanografia no País, principalmente quando atuou como coordenadora do Score-Sul do REVIZEE. Ela também participou de importantes momentos como a construção de várias edições do Plano Setorial para os Recursos do Mar – PSRM, além de sua intensa atuação na Associação dos Investigadores Latino-americanos de Ciências do Mar - ALICMAR . A comunidade brasileira, tanto a científica como todo o povo brasileiro, devem muito a ela”, comenta o oceanógrafo Fernando Luiz Diehl, Conselheiro Geral da AOCEANO, e atual Secretário Geral da ALICMAR.

 

Conheça mais sobre a doutora Yara nesta entrevista cedida recentemente por ela à Revista Pesquisa, da Fapesp.

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

UMA ANÁLISE SOBRE AS MANCHAS DE ÓLEO NAS PRAIAS DO BRASIL, POR RONALD BUSS DE SOUZA, OCEANÓGRAFO, PESQUISADOR TITULAR DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUIS...

November 28, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black