YARA SCHAEFFER NOVELLI: JUSTA HOMENAGEM DA FAPESP A UMA OCEANÓGRAFA DE CORAÇÃO


A paixão de Yara Schaeffer Novelli pelos manguezais está longe de ser romantismo diante de uma paisagem bucólica ou de animais peculiares. Sua visão abrange a paisagem, a flora, a fauna, o mar, a terra, as pessoas, a economia, a legislação. Para ela, o ecossistema na fronteira entre o continente e o oceano, que funciona como berçário para uma infinidade de organismos marinhos, só pode ser enxergado e trabalhado com uma visão múltipla. Foi isso que ensinou aos estudantes no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), onde montou o laboratório batizado como Bioecologia de Manguezais (Bioma), que geriu até a aposentadoria em 1998.

Esta mesma dedicação, Yara Schaeffer-Novelli, que é bacharel e licenciada em Historia Natural pela Universidade do Brasil (atual UFRJ), Mestre em Oceanografia Biológica e Doutora em Ciências: Zoologia, ambas titulações pela Universidade de São Paulo (USP), Livre-Docente em Oceanografia Biológica pela USP, e aposentada desde 1998, emprega em parcerias com a AOCEANO na realização de grandes eventos técnico-científicos pelo país.

“A Yara não é oceanógrafa de formação, mas certamente é de coração. Nos ajudou muito na construção de alguns grupos de pesquisa e cursos de Oceanografia no País, principalmente quando atuou como coordenadora do Score-Sul do REVIZEE. Ela também participou de importantes momentos como a construção de várias edições do Plano Setorial para os Recursos do Mar – PSRM, além de sua intensa atuação na Associação dos Investigadores Latino-americanos de Ciências do Mar - ALICMAR . A comunidade brasileira, tanto a científica como todo o povo brasileiro, devem muito a ela”, comenta o oceanógrafo Fernando Luiz Diehl, Conselheiro Geral da AOCEANO, e atual Secretário Geral da ALICMAR.

Conheça mais sobre a doutora Yara nesta entrevista cedida recentemente por ela à Revista Pesquisa, da Fapesp.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black