UM MARCO HISTÓRICO SOBRE REPRESENTATIVIDADE: A AOCEANO EMITIU O 100º ATESTADO DE HABILITAÇÃO TÉCNICA

28 Nov 2016

 

 

No início de novembro, a Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO emitiu o centésimo Atestado de Habilitação Técnica – AHT, um marco histórico para a representatividade da AOCEANO junto aos Oceanógrafos. O documento respalda esses profissionais para a realização de atividades de hidrografia e batimetria em águas jurisdicionais brasileiras, conforme disposto nas Normas da Autoridade Marítima para Levantamentos Hidrográficos - NORMAM-25, da Marinha do Brasil.

 

O AHT foi criado pela AOCEANO depois que a Marinha do Brasil incluiu a essa competência dos Oceanógrafos na revisão da NORMAM-25, publicada no Diário Oficial da União de 30 de janeiro de 2014. “Trata-se de uma importante atribuição à AOCEANO, pois amplia sua responsabilidade diante da credibilidade atribuída à associação pela Marinha do Brasil, e de uma segurança a mais para a garantia do pleno exercício das funções dos oceanógrafos”, explica o oceanógrafo João Thadeu Menezes, presidente da AOCEANO.

 

Para obter o documento, os oceanógrafos devem ser capacitados para a atividade de batimetria, atuar como responsáveis técnicos da entidade a que estão vinculados (empresas, instituições públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior, entre outros) e devem responder pelos relatórios encaminhados ao Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) com os dados resultantes dos levantamentos hidrográficos e batimétricos executados.

 

O Atestado de Habilitação Técnica é emitido pela AOCEANO tanto para oceanógrafos associados à entidade, quanto para profissionais não associados, que devem apresentar o diploma de graduação no ato da solicitação. A solicitação do documento deve ser feita pelo e-mail aoceano@aoceano.org.br ou pelo telefone (47) 3367-2202.

 

É importante frisar que a exigência do AHT é distinta e tem objetivos diferentes da Declaração de Habilitação Técnica – DHT, também emitida pela AOCEANO exclusivamente para Oceanógrafos atestarem suas habilidades nas áreas de atuação estabelecidas pela Lei 11.760, de 2008, que regulamenta o exercício da profissão de oceanógrafo.

 

Please reload

Posts Em Destaque

UMA ANÁLISE SOBRE AS MANCHAS DE ÓLEO NAS PRAIAS DO BRASIL, POR RONALD BUSS DE SOUZA, OCEANÓGRAFO, PESQUISADOR TITULAR DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUIS...

November 28, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black