NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR LUIS ALEJANDRO YANEZ ARANCIBIA, UMA DAS MAIS IMPORTANTES REFERÊNCIAS EM CIÊNCIA COSTEIRA

8 Dec 2016

 

 

A AOCEANO – Associação Brasileira de Oceanografia, a ALICMAR – Associação Latino-Americana de Investigadores de Ciências do Mar, e a Comissão Organizadora do COLACMAR’2017, lamentam profundamentamente o falecimento do cientista Luis Alejandro Yanez Arancibia, ocorrido no último dia 4 de dezembro, na cidade de Xalapa, capital do estado de Veracruz, no México.

 

Pesquisador do Instituto de Ecologia (INECOL), Arancibia era especialista em ecossistemas e ambiental e consultor de organizações mais importantes do mundo em biodiversidade e as alterações climáticas. Foi responsável por duas palestras de abertura do COLACMAR, em 2007, em Florianópolis, Brasil, e em 2013, em Punta del Leste, no Uruguai.

 

Yanez Arancibia nasceu na República do Chile, onde começou seus estudos e se mudou muito jovem para o México para realizar o seu doutorado. Foi um biólogo da Universidade de Concepcion, Chile (1971), Mestre em Ecologia Marinha na Faculdade de México Ciências UNAM (1974), Doutor em Ciências do Mar do Instituto de Ciências Marinhas e Limnologia, UNAM do México (1977), Pós-PhD em Ecologia Estuarina e Gestão Costeira na Louisiana State University, EUA (1982).

 

Entre seus muitos envolvimentos técnicos e acadêmicos, alertava sempre para o risco de inundações futuras pela invasão do mar na costa de Veracruz, México, derivado do derretimento dos polos. Também se dedicava ao tema em suas palestras realizadas em cidades à beira-mar, como ocorreu em 2007, em Florianópolis, e em 2013, em Punta del Leste, quando foi responsável pelas palestras de abertura do Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - COLACMAR.

 

Tinha mais de 40 anos de experiência internacional em ecologia dos ecossistemas costeiros, avaliação de recursos naturais, desenvolvimento sustentável, dimensão ecológica das alterações climáticas e gestão costeira através da integração de elementos ambientais, sociais, econômicos e legais.

 

Era membro da Academia Mexicana de Ciências desde 1983, desde 2011 era presidente da Coastal & Estuarine Research Federation – CERF-EUA, e durante toda a sua carreira foi assíduo colaborador da ALICMAR, tendo participado de várias edições do COLACMAR.

 

Seu nome assina mais de 30 livros como autor e/ou editor, publicados na Holanda, França, Inglaterra, Espanha, Canadá, Estados Unidos e México. Escreveu mais de cinquenta artigos em periódicos de circulação internacional. Nos últimos dez anos dedicou parte de seu tempo para as filosofias humanistas.

 

Luis Alejandro Yanez Arancibia deixa a esposa Patricia Sánchez Gil e duas filhas, Daniela e Tania Yanez..

 

Please reload

Posts Em Destaque

AOCEANO PARTICIPA DO I FÓRUM BRASILEIRO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA OS OCEANOS, EM SALVADOR, BAHIA

May 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black