ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OCEANOGRAFIA COMPLETA 42 ANOS CELEBRANDO A REPRESENTATIVIDADE PROFISSIONAL

12 Apr 2017

    

Nesta quarta-feira, 12 de abril, a AOCEANO completa 42 anos de história. Desde a sua fundação, em 1975, até os dias atuais, diversas foram as conquistas acadêmicas e profissionais obtidas pelos oceanógrafos por intermédio da Associação, sendo a regulamentação profissional a principal delas. Foram anos de tramitação no Congresso Nacional até a sanção da Lei 11.760, em 31 de julho de 2008.

 

A partir desse marco histórico, a representatividade da AOCEANO tem crescido exponencialmente junto aos profissionais e empresas associadas, através do encaminhamento de uma série de demandas e facilidades, como a emissão de documentos que certamente facilitam a atuação profissional dos oceanógrafos, como:

 

- A Declaração de Habilitação Técnica – DHT, que comprova a capacidade técnica do profissional para as demandas burocráticas nos setores público e privado;

 

- A Certidão de Acervo Técnico – CAT, que descreve os serviços prestados pelo Oceanógrafo no Atestado de Execução de Serviços emitido pelo contratante do serviço;

 

- O Atestado de Habilitação Técnica – AHT, que habilita profissionais para atividades de hidrografia e de batimetria junto à Marinha do Brasil, respaldados pelas Norma da Autoridade Marítima para Levantamentos Hidrográficos - NORMAM-25.

 

De 2008, quando foi emitida a DHT número 1, até o dia 12 de abril de 2017, segundo a secretaria da AOCEANO, foram emitidas 116 AHT, 45 CAT e 1.292 DHT. Números expressivos que, no caso da DHT, tendem a aumentar com a reformulação no sistema que objetiva agilizar a emissão e correção das declarações.

 

A emissão regular desses três documentos coloca a AOCEANO, com as devidas comparações, em um nível de representatividade profissional similar ao sistema CREA/CONFEA, por exemplo, que habilita engenheiros, geólogos, entre outros profissionais. “São grandes conquistas dos associados”, afirma o presidente da AOCEANO, oceanógrafo João Thadeu de Menezes. “Observamos que desde a edição da DHT, as empresas que se pautam no desenvolvimento de atividades na área de Oceanografia, somente têm crescido e prosperado, conquistando um forte espaço no mercado”.

 

Por isso, o presidente da AOCEANO também destaca o valor que as empresas associadas vêm desempenhando no fortalecimento da representatividade da associação junto aos profissionais. “Além de descrever os serviços prestados pelos Oceanógrafos através da CAT, estimulando assim o exercício profissional, elas também contribuem com a nossa entidade com recursos financeiros, através de suas contribuições”, ressalta Menezes.

 

Para saber mais sobre como beneficiar-se dessa representatividade da AOCEANO, e conhecer os procedimentos para sua emissão, acesse www.aoceano.org.br ou entre em contato com a secretaria da AOCEANO, pelo telefone (47) 3367-2202 ou pelo e-mail aoceano@aoceano.org.br.

 

Please reload

Posts Em Destaque

AOCEANO PARTICIPA DO I FÓRUM BRASILEIRO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA OS OCEANOS, EM SALVADOR, BAHIA

May 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black