ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OCEANOGRAFIA COMPLETA 42 ANOS CELEBRANDO A REPRESENTATIVIDADE PROFISSIONAL

12 Apr 2017

    

Nesta quarta-feira, 12 de abril, a AOCEANO completa 42 anos de história. Desde a sua fundação, em 1975, até os dias atuais, diversas foram as conquistas acadêmicas e profissionais obtidas pelos oceanógrafos por intermédio da Associação, sendo a regulamentação profissional a principal delas. Foram anos de tramitação no Congresso Nacional até a sanção da Lei 11.760, em 31 de julho de 2008.

 

A partir desse marco histórico, a representatividade da AOCEANO tem crescido exponencialmente junto aos profissionais e empresas associadas, através do encaminhamento de uma série de demandas e facilidades, como a emissão de documentos que certamente facilitam a atuação profissional dos oceanógrafos, como:

 

- A Declaração de Habilitação Técnica – DHT, que comprova a capacidade técnica do profissional para as demandas burocráticas nos setores público e privado;

 

- A Certidão de Acervo Técnico – CAT, que descreve os serviços prestados pelo Oceanógrafo no Atestado de Execução de Serviços emitido pelo contratante do serviço;

 

- O Atestado de Habilitação Técnica – AHT, que habilita profissionais para atividades de hidrografia e de batimetria junto à Marinha do Brasil, respaldados pelas Norma da Autoridade Marítima para Levantamentos Hidrográficos - NORMAM-25.

 

De 2008, quando foi emitida a DHT número 1, até o dia 12 de abril de 2017, segundo a secretaria da AOCEANO, foram emitidas 116 AHT, 45 CAT e 1.292 DHT. Números expressivos que, no caso da DHT, tendem a aumentar com a reformulação no sistema que objetiva agilizar a emissão e correção das declarações.

 

A emissão regular desses três documentos coloca a AOCEANO, com as devidas comparações, em um nível de representatividade profissional similar ao sistema CREA/CONFEA, por exemplo, que habilita engenheiros, geólogos, entre outros profissionais. “São grandes conquistas dos associados”, afirma o presidente da AOCEANO, oceanógrafo João Thadeu de Menezes. “Observamos que desde a edição da DHT, as empresas que se pautam no desenvolvimento de atividades na área de Oceanografia, somente têm crescido e prosperado, conquistando um forte espaço no mercado”.

 

Por isso, o presidente da AOCEANO também destaca o valor que as empresas associadas vêm desempenhando no fortalecimento da representatividade da associação junto aos profissionais. “Além de descrever os serviços prestados pelos Oceanógrafos através da CAT, estimulando assim o exercício profissional, elas também contribuem com a nossa entidade com recursos financeiros, através de suas contribuições”, ressalta Menezes.

 

Para saber mais sobre como beneficiar-se dessa representatividade da AOCEANO, e conhecer os procedimentos para sua emissão, acesse www.aoceano.org.br ou entre em contato com a secretaria da AOCEANO, pelo telefone (47) 3367-2202 ou pelo e-mail aoceano@aoceano.org.br.

 

Please reload

Posts Em Destaque

UMA ANÁLISE SOBRE AS MANCHAS DE ÓLEO NAS PRAIAS DO BRASIL, POR RONALD BUSS DE SOUZA, OCEANÓGRAFO, PESQUISADOR TITULAR DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUIS...

November 28, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black