AOCEANO REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO ADMINISTRATIVO RECÉM ELEITO PARA A GESTÃO DO TRIÊNIO 2018/2020

5 Mar 2018

 

No dia 1º de fevereiro, o recém-eleito Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO se reuniu para discutir e deliberar sobre as metas para a Gestão 2018 – 2020. Foram tratadas as seguintes pautas: estruturação das Regionais, criação do Banco de Talentos, parceria AOCEANO e ANAMMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, Conselho Federal de Oceanografia e CBO’2019.

 

Na abertura da reunião, o presidente da AOCEANO, Oceanógrafo João Thadeu de Menezes oficializou da posse dos membros eleitos do Conselho Administrativo e citou a ausência de candidaturas para composição das Seções Regionais na Eleição realizada em 15 novembro de 2017. Discutiu-se a possibilidade de candidaturas posteriores à eleição e chegou-se à conclusão de que o Estatuto da AOCEANO permite esta ação, cujo pleito será oficializado e divulgado em breve. Além disso, estabeleceu-se que haverá busca de maior participação dos integrantes das regionais junto às Coordenações de Ensino Superior de Oceanografia, a fim de abordar os recém-formados para aproximá-los da AOCEANO.

 

Sobre a criação do Banco de Talentos, que tem como objetivos obter mais cadastramento de associados e criar um ambiente para promover os profissionais oceanógrafos em suas áreas de atuação, definiu-se uma ação nacional no sentido de agregar mais profissionais ao quadro de associados da AOCEANO.

 

A respeito da parceria com a ANAMMA, Menezes informou que foi procurado pela associação para uma aproximação da AOCEANO com este órgão público, visto que esta seria uma grande oportunidade de incluir mais profissionais oceanógrafos dentro das Prefeituras. Ficou definido manter o contato e aguardar resposta referente ao convite feito pela AOCEANO para agendamento de uma reunião com o responsável da ANAMMA.

 

Um dos temas de maior interesse entre os oceanógrafos, o processo de criação do Conselho Federal de Oceanografia foi tratado nesta primeira reunião da gestão 2018/2020. O tema ainda é complexo, e considerando o fato de 2018 ser um ano de Eleições Gerais e de possíveis mudanças ministeriais. Desta forma, ficou definido que 2018 será um ano para organizar os elementos para encaminhamento da solicitação e formas da criação do Conselho Federal, no ano de 2019.

 

Por fim, foi discutida a ausência de candidaturas para recepcionar o 8º Congresso Brasileiro de Oceanografia - CBO, o que ocasionou na realização do Congresso em 2019, por não haver tempo hábil para realização do evento em 2018. Assim, foram sugeridas opções de sede para o evento (Fortaleza, São Paulo e Florianópolis), ficando a definição em aberto, com tendência a ser a Universidade de São Paulo (USP) a instituição sede do CBO’2019, primeiro centro de pesquisa oceanográfica no país, o IO-USP, a realizadora.

 

A gestão 2018/2020 da AOCENO coloca-se à disposição de todos para outros esclarecimentos, lembrando que as principais formas de contato com a associação são através do site oficial ou pelo e-mail aoceano@aoceano.org.br

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

AOCEANO PARTICIPA DO I FÓRUM BRASILEIRO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA OS OCEANOS, EM SALVADOR, BAHIA

May 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black