CURSO DE OCEANOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC COMPLETA 10 ANOS DA REALIZAÇÃO DA AULA INAUGURAL

31 Mar 2018

 

Em uma década de ensino, graduação e pós-graduação consolidaram a UFSC como um importante centro de produção e transmissão de saber na área de Oceanografia.

 

O curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC celebrou oficialmente em 31 de março de 2018, 10 anos da realização de sua aula inaugural. O evento ocorreu um ano depois da implantação do grupo de Oceanografia na UFSC, em 2007, quando este foi criado no Departamento de Geociências (GCN) , então vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Hoje o curso encontra-se na OCN (criada em 2017), no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

 

Atualmente, a OCN integra o Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) e compreende o curso de Graduação em Oceanografia e o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (Curso de Mestrado), os quais consolidaram a UFSC como um importante centro de produção e transmissão de saber na área de Oceanografia, potencializando a oferta de oportunidade de graduação e pós-graduação voltadas ao estudo, manejo e gerenciamento dos componentes, processos e recursos do ambiente marinho e de suas zonas de transição.

 

Com o passar do tempo, o reconhecimento do curso de Oceanografia da UFSC se revela, entre outros, no grande número de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos mais diversos departamentos da UFSC, e pela iniciativa de criar uma estrutura “guarda-chuva” que abriga o grupo de Oceanografia, os quais se encontravam pulverizados em diferentes unidades acadêmicas, dificultando a integração. Para reverter esse quadro, historicamente alguns esforços foram empregados visando uma maior integração entre os pesquisadores da UFSC dedicados à Ciência do Mar e em especial à Oceanografia.

 

Estruturação do curso

 

O primeiro esforço deu-se nas atividades desenvolvidas entre 2003 e 2005 pelo grupo denominado MARUFSC, integrado por um conjunto de professores e servidores da UFSC. Este grupo criou canais institucionais que facilitaram a integração e a disseminação de informações sobre a zona costeira e o ambiente marinho dentro da UFSC. Em 2006, foi criada a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFSC.

 

Dali nasceu uma comissão composta por professores para elaborar o projeto pedagógico de um curso na área de Ciências do Mar, tendo por base o debate interno e externo à universidade, que resultou na criação do curso de Bacharelado em Oceanografia, em 2007, e na realização de sua aula inaugural, em 31 de março de 2008, data considerada como ponto de partida para o curso.

 

A primeira turma se formou no segundo semestre de 2013. E destes formandos, cerca de metade foram aprovados posteriormente em cursos de mestrado fora de Santa Catarina, por não existirem no estado cursos de mestrado na área.

 

Pós-Graduação

 

Ao longo da implantação do curso de graduação em Oceanografia na UFSC novos professores foram contratados para atuar nas áreas de Oceanografia Física, Química, Biológica, Geológica e Gestão Costeira, criando-se um corpo sólido de docentes com atuação específica na área de Oceanografia. Naturalmente, esses professores aspiravam desenvolver atividades de orientação no nível de pós-graduação e, com isso, criar oportunidades de formação e de consolidação de suas equipes de investigação.

 

Assim, por iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSC, em 2012 foi designada uma comissão de professores com o objetivo de elaborar a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UFSC. Em março de 2014 foi aprovada pela CAPES, com conceito 3, o curso de Mestrado em Oceanografia da UFSC, o qual está dentro do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia.

 

Reconhecimento AOCEANO

 

Diante desse histórico de sucesso, a AOCEANO parabeniza professores, estudantes, servidores e toda equipe institucional da UFSC envolvida nesse processo, desejando vida longa ao curso de Oceanografia da UFSC. 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

UMA ANÁLISE SOBRE AS MANCHAS DE ÓLEO NAS PRAIAS DO BRASIL, POR RONALD BUSS DE SOUZA, OCEANÓGRAFO, PESQUISADOR TITULAR DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUIS...

November 28, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black