CURSO DE OCEANOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC COMPLETA 10 ANOS DA REALIZAÇÃO DA AULA INAUGURAL

31 Mar 2018

 

Em uma década de ensino, graduação e pós-graduação consolidaram a UFSC como um importante centro de produção e transmissão de saber na área de Oceanografia.

 

O curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC celebrou oficialmente em 31 de março de 2018, 10 anos da realização de sua aula inaugural. O evento ocorreu um ano depois da implantação do grupo de Oceanografia na UFSC, em 2007, quando este foi criado no Departamento de Geociências (GCN) , então vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Hoje o curso encontra-se na OCN (criada em 2017), no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

 

Atualmente, a OCN integra o Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) e compreende o curso de Graduação em Oceanografia e o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (Curso de Mestrado), os quais consolidaram a UFSC como um importante centro de produção e transmissão de saber na área de Oceanografia, potencializando a oferta de oportunidade de graduação e pós-graduação voltadas ao estudo, manejo e gerenciamento dos componentes, processos e recursos do ambiente marinho e de suas zonas de transição.

 

Com o passar do tempo, o reconhecimento do curso de Oceanografia da UFSC se revela, entre outros, no grande número de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos mais diversos departamentos da UFSC, e pela iniciativa de criar uma estrutura “guarda-chuva” que abriga o grupo de Oceanografia, os quais se encontravam pulverizados em diferentes unidades acadêmicas, dificultando a integração. Para reverter esse quadro, historicamente alguns esforços foram empregados visando uma maior integração entre os pesquisadores da UFSC dedicados à Ciência do Mar e em especial à Oceanografia.

 

Estruturação do curso

 

O primeiro esforço deu-se nas atividades desenvolvidas entre 2003 e 2005 pelo grupo denominado MARUFSC, integrado por um conjunto de professores e servidores da UFSC. Este grupo criou canais institucionais que facilitaram a integração e a disseminação de informações sobre a zona costeira e o ambiente marinho dentro da UFSC. Em 2006, foi criada a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFSC.

 

Dali nasceu uma comissão composta por professores para elaborar o projeto pedagógico de um curso na área de Ciências do Mar, tendo por base o debate interno e externo à universidade, que resultou na criação do curso de Bacharelado em Oceanografia, em 2007, e na realização de sua aula inaugural, em 31 de março de 2008, data considerada como ponto de partida para o curso.

 

A primeira turma se formou no segundo semestre de 2013. E destes formandos, cerca de metade foram aprovados posteriormente em cursos de mestrado fora de Santa Catarina, por não existirem no estado cursos de mestrado na área.

 

Pós-Graduação

 

Ao longo da implantação do curso de graduação em Oceanografia na UFSC novos professores foram contratados para atuar nas áreas de Oceanografia Física, Química, Biológica, Geológica e Gestão Costeira, criando-se um corpo sólido de docentes com atuação específica na área de Oceanografia. Naturalmente, esses professores aspiravam desenvolver atividades de orientação no nível de pós-graduação e, com isso, criar oportunidades de formação e de consolidação de suas equipes de investigação.

 

Assim, por iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSC, em 2012 foi designada uma comissão de professores com o objetivo de elaborar a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UFSC. Em março de 2014 foi aprovada pela CAPES, com conceito 3, o curso de Mestrado em Oceanografia da UFSC, o qual está dentro do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia.

 

Reconhecimento AOCEANO

 

Diante desse histórico de sucesso, a AOCEANO parabeniza professores, estudantes, servidores e toda equipe institucional da UFSC envolvida nesse processo, desejando vida longa ao curso de Oceanografia da UFSC. 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

AOCEANO PARTICIPA DO I FÓRUM BRASILEIRO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA OS OCEANOS, EM SALVADOR, BAHIA

May 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black