ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OCEANOGRAFIA - AOCEANO COMPLETA 43 ANOS DE LUTAS POR MAIS REPRESENTATIVIDADE AOS OCEANÓGRAFOS NO MERCADO DE TRABALHO

12 Apr 2018

 

No dia 12 de abril de 2018, a Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO completou 43 anos de sua fundação. Atualmente, sua principal bandeira, além da criação do Conselho Federal de Oceanografia, é reverter uma situação junto ao IBAMA relacionada ao Cadastro Técnico Federal - CTF, que solenemente ignora a profissão e obriga os Oceanógrafos a se cadastrarem como Geólogos (entenda o caso aqui https://goo.gl/6UnNHz). A AOCEANO também tem mantido tratativas com o Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CAMR) no sentido de incluir a habilitação do profissional Oceanógrafo na NORMAM 17, Normas da Autoridade Marítima para Auxílios à Navegação.

 

Estas são lutas recentes incluídas numa grande lista de batalhas encampadas pela AOCEANO pela representatividade da associação junto aos Oceanógrafos. Desde a sua fundação, em 1975, até os dias atuais, diversas foram as conquistas acadêmicas e profissionais obtidas pelos Oceanógrafos por intermédio da Associação, sendo a regulamentação profissional a principal delas. Foram anos de tramitação no Congresso Nacional até a sanção da Lei 11.760, em 31 de julho de 2008.

 

A partir desse marco histórico, a representatividade da AOCEANO tem crescido exponencialmente junto aos profissionais e empresas associadas, por intermédio de uma série de conquistas, como a emissão de documentos que garantem o reconhecimento do profissional Oceanógrafo no mercado.

 

“Documentos como a Declaração de Habilitação Técnica – DHT, que comprova a capacidade técnica do profissional; a Certidão de Acervo Técnico – CAT, que certifica os serviços prestados pelo Oceanógrafo através do Atestado de Execução de Serviços emitido pelo contratante do serviço; e o Atestado de Habilitação Técnica – AHT, que habilita profissionais para atividades de hidrografia e batimetria junto à Marinha do Brasil, são avanços inegáveis para os Oceanógrafos”, afirma o presidente da AOCEANO, oceanógrafo João Thadeu de Menezes.

 

Ele explica que de 2008, quando foi emitida a DHT número 1, até a manhã do dia 12 de abril de 2018, segundo a secretaria da AOCEANO, foram emitidas 150 AHTs, 68 CATs e 1.426 DHTs. Números expressivos que, no caso da DHT, cresceram no último ano, após a reformulação no sistema que objetiva agilizar a emissão e correção das declarações.

 

Para saber mais sobre como beneficiar-se dessa representatividade da AOCEANO, e conhecer os procedimentos para sua emissão, acesse aqui ou entre em contato com a secretaria da AOCEANO, pelo telefone (47) 3367-2202 ou pelo e-mail

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

AOCEANO APOIA A REALIZAÇÃO DO XVIII CONGRESSO DA ABEQUA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO, EM 2021

May 19, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black