ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OCEANOGRAFIA - AOCEANO COMPLETA 43 ANOS DE LUTAS POR MAIS REPRESENTATIVIDADE AOS OCEANÓGRAFOS NO MERCADO DE TRABALHO

12 Apr 2018

 

No dia 12 de abril de 2018, a Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO completou 43 anos de sua fundação. Atualmente, sua principal bandeira, além da criação do Conselho Federal de Oceanografia, é reverter uma situação junto ao IBAMA relacionada ao Cadastro Técnico Federal - CTF, que solenemente ignora a profissão e obriga os Oceanógrafos a se cadastrarem como Geólogos (entenda o caso aqui https://goo.gl/6UnNHz). A AOCEANO também tem mantido tratativas com o Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CAMR) no sentido de incluir a habilitação do profissional Oceanógrafo na NORMAM 17, Normas da Autoridade Marítima para Auxílios à Navegação.

 

Estas são lutas recentes incluídas numa grande lista de batalhas encampadas pela AOCEANO pela representatividade da associação junto aos Oceanógrafos. Desde a sua fundação, em 1975, até os dias atuais, diversas foram as conquistas acadêmicas e profissionais obtidas pelos Oceanógrafos por intermédio da Associação, sendo a regulamentação profissional a principal delas. Foram anos de tramitação no Congresso Nacional até a sanção da Lei 11.760, em 31 de julho de 2008.

 

A partir desse marco histórico, a representatividade da AOCEANO tem crescido exponencialmente junto aos profissionais e empresas associadas, por intermédio de uma série de conquistas, como a emissão de documentos que garantem o reconhecimento do profissional Oceanógrafo no mercado.

 

“Documentos como a Declaração de Habilitação Técnica – DHT, que comprova a capacidade técnica do profissional; a Certidão de Acervo Técnico – CAT, que certifica os serviços prestados pelo Oceanógrafo através do Atestado de Execução de Serviços emitido pelo contratante do serviço; e o Atestado de Habilitação Técnica – AHT, que habilita profissionais para atividades de hidrografia e batimetria junto à Marinha do Brasil, são avanços inegáveis para os Oceanógrafos”, afirma o presidente da AOCEANO, oceanógrafo João Thadeu de Menezes.

 

Ele explica que de 2008, quando foi emitida a DHT número 1, até a manhã do dia 12 de abril de 2018, segundo a secretaria da AOCEANO, foram emitidas 150 AHTs, 68 CATs e 1.426 DHTs. Números expressivos que, no caso da DHT, cresceram no último ano, após a reformulação no sistema que objetiva agilizar a emissão e correção das declarações.

 

Para saber mais sobre como beneficiar-se dessa representatividade da AOCEANO, e conhecer os procedimentos para sua emissão, acesse aqui ou entre em contato com a secretaria da AOCEANO, pelo telefone (47) 3367-2202 ou pelo e-mail

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

UMA ANÁLISE SOBRE AS MANCHAS DE ÓLEO NAS PRAIAS DO BRASIL, POR RONALD BUSS DE SOUZA, OCEANÓGRAFO, PESQUISADOR TITULAR DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUIS...

November 28, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black