INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO AGUARDA PARA JULHO O NAVIO LABORATÓ


Navio “Ciências do Mar II” é o segundo laboratório de ensino flutuante em operação no Brasil

Em pleno funcionamento desde 30 de outubro de 2017, quando foi criado pela Resolução nº 287 do Conselho Universitário (CONSUN), o Instituto de Ciências do Mar (ICMar) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aguarda para o mês de julho a chegada do navio “Ciências do Mar II”.


É o segundo dos quatro laboratórios de ensino flutuantes construídos com recursos do Ministério da Educação, destinados à pesquisa marinha na costa brasileira e a oferecer experiência embarcada aos estudantes, item obrigatório nas diretrizes curriculares dos cursos de Oceanografia.


O batizado e lançamento ao mar ocorreu em 15 de março, em Fortaleza (CE). Com casco 654 e 32 metros de comprimento, o “Ciências do Mar II” é um laboratório de ensino flutuante que propicia aos estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências do Mar a realização de práticas embarcadas. Permite o manuseio e a operação de equipamentos de uso rotineiro em atividades científicas, como coleta, processamento e armazenamento de amostras biológicas e dados abióticos.


A embarcação ficará baseada em São Luís, sob gestão da UFMA, mas atenderá às universidades das regiões Norte-Nordeste do país. O navio oceanográfico traz consigo para o ICMar aporte financeiro inicial para dar sustentação operacional nos primeiros anos. Também será fonte e meio de captação de investimentos nacionais e internacionais em projetos de pesquisa para a região.





Posts Em Destaque
Posts Recentes