UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC TERÁ DOIS IMPORTANTES EVENTOS SOBRE PRAIAS E GESTÃO COSTEIRA ENTRE OS DIAS 15 E 19 DE OUTUBRO DESTE ANO DE 2018

9 Jul 2018

   

As inscrições promocionais para o XI ENGERCO e para o II SBPA estão disponíveis até o dia 15 de julho, último dia para envio dos trabalhos científicos.

 

Entre os dias 15 e 19 de outubro de 2018, a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e a Universidade Federal de Rio Grande – FURG promovem em Florianópolis, Santa Catarina, o XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (ENCOGERCO) e o II Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas (SBPA).

 

Os eventos ocorrerão simultaneamente e contarão com palestrantes brasileiros e estrangeiros. Serão abordados temas relacionados às praias arenosas e à gestão costeira, em seus aspectos científicos e técnicos, com apresentação de trabalhos nas categorias orais e painéis.

 

O XI ENCOGERCO ocorre após as discussões realizadas no II Congresso Ibero-Americano de Gestões Integrada de Áreas Litorais (GIAL), realizado em Florianópolis em 2016, mas os primeiros encontros nacionais de gerenciamento costeiro foram realizados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), entre 1991 e 1997. O objetivo do encontro é difundir informações e articular todos os envolvidos com o tema, que já viabilizaram a construção de ações de gerenciamento costeiro em todo o território nacional.

 

Já o II SBPA busca novamente marcar época, quando da realização da primeira edição, em 2001, em Itajaí. Na ocasião, o evento reuniu profissionais de todo o Brasil atuantes nas áreas de morfodinâmica de praias, erosão costeira, gestão e ecologia. O evento ainda contou com a participação de inúmeros pesquisadores estrangeiros de renome.

 

"A realização do II SBPA integrado ao XI ENCOGERCO visa proporcionar um espaço de debates técnicos e científicos no que se refere a interconectividade entre o comportamento do ambiente praial, especialmente da linha de costa, e a gestão costeira. É só através dessa conexão é que se torna possível a quantificação dos perigos aos quais a zona costeira estará sujeita", explica o presidente dos eventos, o oceanógrafo Pedro de Souza Pereira.

 

A programação completa, mais informações e o processo de inscrições e submissão de trabalhos estão disponíveis aqui.

Please reload

Posts Em Destaque

UMA ANÁLISE SOBRE AS MANCHAS DE ÓLEO NAS PRAIAS DO BRASIL, POR RONALD BUSS DE SOUZA, OCEANÓGRAFO, PESQUISADOR TITULAR DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUIS...

November 28, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black