AOCEANO APOIA INSTITUCIONALMENTE O PROJETO DE NAVEGAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL “SOLITÁRIO E SOLIDÁRIO” A BORDO DO VELEIRO GAIA SOUL

6 Feb 2019

 

A Associação Brasileira de Oceanografia está apoiando institucionalmente o projeto de navegação “Solitário e Solidário” a bordo do veleiro Gaia Soul, com ênfase nas questões ambientais e diversidade cultural. O projeto conta com alguns apoios institucionais e está em busca de patrocinadores. A iniciativa terá início no segundo semestre de 2019, com duração aproximada de dois anos. Tem como principal objetivo a difusão da consciência ecológica e necessidade conservacionista, por meio da educação ambiental, direcionado principalmente ao público jovem.

 

De acordo com o Oceanólogo Marcelo Telles, idealizador do projeto, a ideia é realizar sucessivas viagens solitárias fazendo inicialmente uma circunavegação no globo por águas tropicais, e, posteriormente, incursões em áreas polares.

 

A Teoria de Gaia de J. Lovelock, chama atenção para as relações interdependentes existentes entre os seres vivos e meio ambiente. Ela sugere uma reflexão sobre as atividades humanas e seus impactos negativos no equilíbrio dos ecossistemas. Sendo esta, nossa proposta de reflexão ecológica e social com este projeto, comenta Telles.

 

Os sinais do desequilíbrio ambiental no planeta são visíveis e crescentes: poluição de diversos tipos e magnitude, supressão de habitats nativos, extinção de espécies, alterações climáticas, entre outros. “É urgente a necessidade de ações que mostrem os impactos antrópicos, para que cresça na sociedade a consciência da importância dos animais, das florestas, dos rios, oceanos e a necessidade, igualmente urgente, de preservá-los”, ressalta Marcelo.

 

O Oceanólogo aponta que é preciso repensar o modelo econômico, social e hábitos de consumo vigentes, para manter a viabilidade ecológica do nosso planeta para as gerações futuras. É isto que propõe o projeto: sensibilizar, conscientizar e aproximar as pessoas da natureza, por meio da produção de registros audiovisuais dos locais visitados, documentários, exposições, realização de palestras para crianças e jovens de escolas públicas e privadas.

 

Acesse o site aqui e saiba mais. 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

UMA ANÁLISE SOBRE AS MANCHAS DE ÓLEO NAS PRAIAS DO BRASIL, POR RONALD BUSS DE SOUZA, OCEANÓGRAFO, PESQUISADOR TITULAR DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUIS...

November 28, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta  8h - 12h

                              14h - 18h

ENDEREÇO

Avenida Rui Barbosa, nº 372, Sala 04

Bairro Praia dos Amores

Balneário Camboriú, SC

CEP: 88331-510

aoceano@aoceano.org.br

Tel. fixo: (47) 3367-2202 Cel: (47) 9 9686-9867

Associação Brasileira de Oceanografia

CNPJ 90.221.151/0001-62

 

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black